Documentário “Justiça Arrastada: A História de Claudia Silva Ferreira” que esse ano completa 10 anos. O Caso Cláudia Silva Ferreira refere-se ao crime ocorrido na manhã de 16 de março de 2014, quando Cláudia Silva Ferreira morreu, vítima de uma operação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no Morro da Congonha, na zona norte do Rio de Janeiro. Cláudia foi baleada e em seguida arrastada por volta de 300 à 350 metros pela viatura policial que a socorreu.
O documentário “Justiça Arrastada” está em fase de pré-produção , trazendo à luz a trágica história de Claudia Silva Ferreira e destacando as questões urgentes de violência policial e justiça social. Dirigido por Rodolfo Medeiros, o filme oferecerá uma visão poderosa e emocional da vida de Claudia e das situações que levaram à sua morte, ao mesmo tempo em que destaca os esforços de ativistas e defensores dos direitos humanos por justiça.
O diretor Rodolfo Medeiros apresentou sua visão sobre a importância do documentário: “Nosso objetivo com ‘Justiça Arrastada’ é criar uma narrativa que vá além das manchetes e estatísticas, permitindo que o público se conecte pessoalmente com a história de Claudia e a luta dos familiares e amigos por justiça. Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a violência policial e inspirar ações para a reforma social.”
Além disso, o documentário é uma produção do INADH (Instituto Nacional do Desenvolvimento Humano), Instituto com raízes profundas na comunidade da favela Buriti Congonha. Fundado por Diego dos Anjos, o INADH tem como missão ampliar vozes marginalizadas e promover a inclusão social. “Para nós, este documentário é uma extensão do nosso compromisso com a justiça e os direitos humanos”, afirma Diego dos Anjos. “É uma oportunidade de amplificar a voz de Claudia e de tantas outras vítimas de violência policial, além de destacar a importância da luta por mudança.”
“Justiça Arrastada: A História de Claudia Silva Ferreira” promete ser um testemunho poderoso e comovente da busca pela justiça e dignidade em face da injustiça.
Data: 02 de Abril de 2024.
Rodolfo Medeiros.