Uma noite para celebrar grandes conquistas. Essa é a definição da formatura das turmas dos cursos de Beleza Social e também das diversas capacitações na área administrativa realizados pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INADH), por meio do Qualifica PB. Ao todo, 234 mulheres receberam seus certificados em uma cerimônia realizada no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro da Capital, nessa sexta-feira (9). Dessas, 90 se formaram no curso de Beleza Social e outras 144 na área administrativa.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa (SEPPM), Nena Martins, ressaltou que o objetivo da iniciativa é retirar as mulheres das situações de vulnerabilidade e também gerar emprego. “Essas políticas públicas ajudam a mulher, principalmente, a prover o sustento da família, a ter mais independência. É uma parceria muito importante com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano, que é o INADH, através da Secretaria da Mulher, e tem dado muito certo. A gente está muito feliz, porque é uma carga horária bem vasta, 150 horas. Não é um curso simples, são vários módulos, estética e beleza, maquiagem, cabelo, unhas, e elas podem estar aí com a estrutura para montar o próprio negócio ou também, com o seu certificado, está conseguindo entrar no mercado de trabalho”, destacou.
Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, esteve presente ao evento e considerou uma mudança de vida para as mulheres que tiveram a oportunidade da capacitação. “A qualificação profissional é muito importante porque muitas dessas mulheres, às vezes, estão em um casamento abusivo, onde ela deixa de trabalhar, não completa os estudos e fica ainda mais submetida às situações de violência. Para sair do ciclo da violência, é muito importante que ela possa acessar o mercado de trabalho. Para acessar o mercado de trabalho, ela precisa se qualificar. Então, cursos como esse são extremamente importantes”, enfatizou.
Diego dos Anjos, diretor do INADH, falou sobre os projetos do Instituto para capacitar as mulheres. “Nossa experiência nos mostra que as pessoas precisam de oportunidade. E quem precisa de oportunidade é quem vive realmente em situação de vulnerabilidade social, que não chega até ela uma oportunidade como essa de capacitação profissional, para que ela possa pensar no futuro, inclusive economicamente falando, na questão da empregabilidade, do empreendedorismo. A nossa proposta inicial é promover essa oportunidade para essas mulheres de forma gratuita, que elas tenham acesso a esse tipo de formação, para que a partir daí, elas possam também sonhar e criar expectativas, de minimizar toda essa questão social, vulnerável que ela vive”, salientou.
Mulheres capacitadas e empoderadas – Amanda Maria Nogueira da Cruz se formou no curso de Beleza Social. E como ela mesma definiu, a capacitação a tirou de uma situação caótica. “Eu comecei o curso no INADH totalmente desestabilizada e o curso me fez ter uma expansão. Para uma mãe solo de três filhos é muito complicado hoje em dia. Essa capacitação foi um divisor de coisas para mim, foi algo extraordinário para muitos. Pode ser um pouquinho, um simples curso, mas para quem saiu de um cenário caótico, é grande coisa”, contou.
Ozenira Nobre Mendonça, de 53 anos, fez os cursos de informática, secretariado, marketing e administração. A expectativa dela agora aumentou muito com relação a entrar no mercado de trabalho. “A minha expectativa é entrar no mercado de trabalho, conhecer novos horizontes, porque o curso foi muito bom, bem administrado, aprendi bastante, conheci bastante coisas que eu não conhecia. Os cursos me trouxeram a expectativa de uma vida melhor”, conclui.
Nova fase de cursos – Quem estiver interessada em participar do curso Beleza Social do Qualifica PB já pode procurar fazer as inscrições. Serão disponibilizadas mais 180 vagas na área de curso de Estética e Beleza. Basta enviar mensagem no Instagram do INADH (@inadhoficial) e o departamento de marketing e assessoria do Instituto vai direcionar para o escritório de João Pessoa para matricular as alunas.
Fonte: Repórter PB