O desenvolvimento humano de acordo com a organização das Nações Unidas – ONU é o que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que elas desejam. Já para o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano – INADH, é a sua principal missão e a mola propulsora de um sonho que nasceu bem pequeno no ano de 2006 e se agigantou ao decorrer dos seus quase 18 anos de história.
A partir de uma iniciativa voltada para atender as necessidades dos moradores da Favela Buriti-Congonhas, em Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, que naquela época não dispunha de nenhum tipo “presença governamental” e o programa Bolsa Família não possuía a cobertura de hoje em dia e estava muito longe da missão de acabar com a fome dos brasileiros em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.
Sabemos que ainda hoje, existem muitas pessoas fora do alcance das ações dos governamentais, pois muitos deles não possuem documentação. E muito devido a isso, não constam nos bancos de dados e não são alcançados pelos programas sociais.
É principalmente para esse público que o INADH atua. As pessoas invisíveis, esquecidas e que sequer conhecem os seus direitos básicos como ser humano, já que nem chegam a ser cidadãos. Esse público é atendido com as ações assistenciais de primeira necessidade, como refeições, cestas básicas, frutas e verduras, isenções para que possam fazer a documentação ou a emissão da segunda via destas e assistência social para disponibilizar as orientações para acesso aos serviços públicos.
Por entender que não há desenvolvimento humano e bem estar social sem a auto sustentabilidade, a instituição passou a atuar no seguimento da capacitação profissional, com foco na formação de mulheres, por saber que tem o papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações além de sofrerem com o machismo e a grande desigualdade de oportunidades, salários e com os altos índices de violências de todos os tipos.
Sob esta ótica, o INADH já capacitou dezenas de milhares de mulheres, por meio de projetos como o Delas, Beleza Social, Qualifica Rio, Qualifica PB, Qualifica RN, Reconstruir e Mulheres Construindo Autonomia que atualmente está em sua VIII fase, oportunizando cursos de Assistente de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, Telemarketing, Recepção e Atendimento, Cabeleireira, Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Maquiagem, Informática Básica e Avançada, Camareira, Recepção de hotel, Cumim, Garçom, Barman, Corte e Costura, Cuidadora de Idosos, Construção Civil, Serigrafia Industrial, dentre outros.
Pensando na saúde e bem estar, os projetos Qualivida fase I e II, Qualivida Rio fase I e II, Ativa Idade fase I, II e III e Envelhecimento Ativo, Conexão Esportiva e Lutando pela Vida são iniciativas voltadas para a prática de atividade física, fisioterapia e reabilitação, além de práticas multidisciplinares com um corpo técnico especializado em áreas como psicologia, enfermagem, educação física, pedagogia, nutrição e terapia ocupacional que atendem gratuitamente de crianças à terceira idade.
Para tanto, o instituto se especializou na área da Assistência Social, sendo inscrito em diversos conselhos nos municípios em que atua, como o CMAS, CMDCA, COMDEPI e tendo o seu trabalho reconhecido por meio do Certificado Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, estando apto a firmar convênios com entes privados e públicos por meio de patrocínios, subvenções, termo de fomento, colaboração e de cooperação, em consonância com a Lei Federal 13.019//2014, na esfera Municipal, Estadual e Federal.
Sendo capacitado para a realização da prestação de serviços de diversos tipos de ações, projetos e programas, como a gestão do Bolsa Família, CRAS, CREAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Casas de Convivência de Idosos, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Abrigos, Gestão Educacional e de Equipamentos de Qualificação Profissional e todos os tipos de cogestão.
Hoje destaque no cenário social no estado do Rio de Janeiro, o INADH está em fase de expansão com unidades nos estados da Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, onde tem desempenhado a sua missão institucional com a mesma essência da sua fundação, apesar de estar apresentando números extraordinários, como no ano de 2022 que em seu balanço social, apresentou uma equipe de mais de 1200 membros entre jovem aprendiz, colaboradores e voluntários, mais de 100 empresas/instituições parceiras, e com a expressiva marca de mais de um milhão de atendimentos por ano, alcançando indiretamente quase 4 milhões de pessoas.
Com este cenário, conseguimos demonstrar em ações práticas, atuando diariamente e alcançando as pessoas mais vulneráveis e de fato, promovendo o desenvolvimento humano. Te convidamos a conhecer e fazer parte dessa jornada conosco e participe desta história de amor e superação.
Gisele Silva.